P
PPROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
|
Nome dos Cursistas: Denira N. Siring, Diva Maria da Costa ,Edna L. Cassiano, Geni P.Rossow.
Turma: MIRIVAN – IED – NTE CAC2/2012
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM (PIA)
|
TEMA GERADOR:
Datas comemorativas.
|
TEMA:
Folclore.
|
PROBLEMA:
Como trabalhar a tradição folclórica articulada a tecnologia digital, de acordo com a vivência cultural e regional com alunos do 2º ano?
|
OBJETIVO GERAL:
Resgatar e vivenciar as manifestações da cultura popular brasileira;
|
OBEJTIVOS ESPECÍFICOS:
Colocar os alunos em contato com as diferentes manifestações da cultura popular;
Estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;
Pesquisar parlendas, advinhas, trava-língua e personagens folclóricos;
|
JUSTIFICATIVA:
O tema é diversificado e enriquece o processo ensino-aprendizagem oportunizando trabalhar com atividades que estimulam o raciocínio, pois é muito rico, inclui: músicas, danças, artesanato, lendas, brincadeiras infantis e comidas típicas.
Nosso desafio é incluir a tecnologia digital no desenvolvimento do projeto, pois por falta de equipamentos disponíveis na escola, os alunos nunca tiveram oportunidade de usar essa tecnologia nas atividades escolares. Mas é começando nas séries iniciais que as dificuldades vão sendo amenizadas.
|
METODOLOGIA:
-Pesquisar na internet figuras do Boto, Curupira, Iara, Saci, colar no Word e imprimir para colorir.
-Inserir trechos das lendas folclóricas nos slides para que os alunos descubram e digitem qual é a lenda.
Digitar frases e adivinhas no Word.
|
RESULTADOS:
Elaboração de frases e ilustrações para confecção de um livrinho.
|
REFERÊNCIAS:
PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. Dia-a-dia do professor. Volum6 ; Fapi.
Revista Nova Escola, xxv.n 231-abril 2010.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário